Inconscientemente estamos sempre buscando por proporções e formas de organização. Quando tivemos em vista realizar alguma adequação no nosso meio de vivência, ou seja, na nossa casa, ao arrumar uma mesa, é como se estivéssemos a seguir algum tipo de linha que ditasse essa métrica, para dar estrutura ao que estamos a organizar. A utilização de linhas na estruturação é algo que precede qualquer área do estudo moderno. A grid serve como uma espécie de estrutura que ajuda na composição de um projeto, um tipo de liame ordenador para que gerar interligação nas peças.
O grid ganha força no pós-guerra
Após a segunda guerra, o conceito de construções geométricas, impera, pois, surge a necessidade de que as construções fossem racionalistas, buscassem economia de espaços, e cada ponto na construção fosse realmente funcional, e não tivesse apenas fins estéticos. Grande parte dos designers nesse momento pós-guerra trazia uma linha de pensamento oriunda da escola alemã Bauhaus, introduzida no início do século XX pelo arquiteto Walter Gropius, que possuía a ideia de que os projetos precisam ser racionais e claros. Esse é um momento em que a demanda de obras públicas está em alta com a reconstrução da Europa, e grande parte dos projetos foram feitos com fins públicos, porém, logo mais o meio comercial iria se beneficiar desse estilo de designe.
O uso da grid em diversas áreas
Como é possível entender, o uso da grid possibilita a geração de harmonia entre todos os elementos de uma composição.
Não se restringe à arquitetura, mas em quase tudo que podemos observar que possua a finalidade de passar informação visual, a grid está sendo utilizada, como em uma revista, capa de livro, embalagem de um produto. Tudo isso, em regra, possui uma estruturação geométrica por trás para que informações estejam devidamente organizada e possuam relação entre si.
A grid não significa limitação
Muitos podem entender a grid como uma limitação, padronização, e de início era justamente essa finalidade na arquitetura, pois em regra, padronização diminui custos e gera otimização. Mas está longe de ser apenas isso, pois pode encarar sim como limitação de ideias, caso queira; mas para muitos artistas são apenas uma ajuda na organização das suas ideias. Dispor as suas ideias numa organização geométrica ajuda a você gerar uma harmonização, e adequação do seu projeto.
A grid é intuitivo
Muitos designers relatam que durante o seu desenvolvimento enquanto profissional, mesmo sem nunca ter ouvido falar da Grid, iniciaram o seu uso, pois durante os processos de construção dos seus projetos, sentiram a necessidade de utilizar por meios que o ajudassem a organizar de forma geométrica. O projeto, para ficar mais harmónico e fizesse sentido visual, passando a informação que ele almejava. Isso é um pouco do uso da grid, há todo um universo de utilização, nem mesmo é possível delimitar o seu uso em nenhuma área, seja na arquitetura, ou em qualquer outra área.
Aprofunde seus conhecimentos!
Conheça o curso Puro Comercial e aprofunde os seus conhecimentos para se destacar da concorrência. Enriqueça o seu portfolio com as técnicas mais avançadas de design comercial! Se inscreva em um curso 100% on-line, concebido a pensar em si! Um programa flexível e adaptável que lhe dará acesso a um conjunto de sessões educacionais e aulas práticas, onde poderá expandir os seus conhecimentos da profissão de arquiteto e/ou designer. Aprenderá todos os comandos, procedimentos e alguns truques do ofício para se especializar em design comercial e ter sucesso neste setor. Conheça o curso!
Comentários estão fechados.