Bem mais que a simples disposição de mesas e cadeiras, um projeto de restaurante requer uma reflexão cuidada sobre o conceito que deseja criar e o público que deseja “alimentar”. Então, a primeira coisa a fazer, antes de dar início ao seu projeto de restaurante, é se perguntar: Que sensações quero despertar nos meus clientes? Quem é o meu público-alvo? Que tipo de design melhor se adequa ao meu espaço?
Lembre-se: para ser bem-sucedido, o espaço deve refletir a personalidade da marca, incentivando os seus clientes a voltar. Eis alguns aspetos a considerar:
#1 Layout
Para garantir uma boa experiência através do seu projeto de restaurante, é bom pensar no layout, garantindo uma rota intuitiva e dinâmica, tanto para seus clientes como para sua equipa de trabalho. Neste ponto, é fundamental deixar espaço suficiente para caminhar entre as mesas, determinando as rotas de seu pessoal de serviço. Desta forma, terá a eficiência operacional necessária para oferecer um atendimento inesquecível.
No layout de um restaurante também é obrigatório fornecer sanitários para o público e pelo menos uma casa de banho para o staff. Este espaço também pode ser utilizado como vestiário se tiver as dimensões mínimas ditadas pelos regulamentos.
Na cozinha, as paredes devem ser cobertas com material impermeável, facilmente lavável. Aqui, deverá ser instalada ventilação industrial e equipamento adequado.
#2 Esquema de iluminação
Em um projeto de restaurante, uma iluminação adequada pode fazer toda a diferença. Aliás, até as cores das paredes e a luz natural podem ter influência no humor dos seus visitantes e no sucesso do seu conceito. Afinal, não é à toa que os casais jantam à luz das velas. A verdade é que a luz ténue tem um efeito relaxante no ser-humano, enquanto que a luz brilhante conduz a uma tomada de decisão mais rápida e assertiva. Por isso, a sua utilização é tão comum em restaurantes de fast-food, uma vez que o objetivo é acelerar todo o processo, desde o pedido até à saída do restaurante.
Contudo, para outros conceitos, o oposto é fortemente recomendado. Isto é, se você quer garantir que o seu cliente permanece sentado por muito tempo, então deve instalar iluminação suave e delicada, na zona de refeição. Através de pontos de luz “não direta”, poderá criar uma sensação de intimidade que deixa os seus clientes imediatamente confortáveis.
#3 Sensações olfativas
Estimular as sensações olfativas dos seus clientes, através do design, é uma das estratégias mais eficazes para garantir o sucesso do seu restaurante. Basta pensar nas cestas de pão recém-cozido expostas numa padaria ou nos produtos recém-colhidos do restaurante mais típico da sua cidade. A verdade é que os cheiros conseguem estimular a imaginação, a memória e as emoções das pessoas, fazendo uma contribuição importante para a experiência do consumidor.
Assim, em um restaurante com cozinha aberta, por exemplo, é fácil espalhar fragrâncias. No entanto, em outros casos, são instalados difusores de aromas para fazer do alimento o “protagonista” do projeto. Se trata, portanto, de uma forma eficaz de incitar o apetite dos seus visitantes, criando a atmosfera ideal para desfrutar de uma boa refeição.
Aprofunde seus conhecimentos de design comercial!
Conheça o curso Puro Comercial e aprofunde os seus conhecimentos e se destacar da concorrência. Enriqueça o seu portfolio com as técnicas mais avançadas de design comercial se inscrevendo num curso 100% on-line, concebido a pensar em si! Um programa flexível e adaptável que lhe dará acesso a um conjunto de sessões educacionais e aulas práticas, onde poderá expandir os seus conhecimentos da profissão de arquiteto e/ou designer. Aprenderá todos os comandos, procedimentos e alguns truques do ofício para se especializar em design comercial e ter sucesso neste setor. Conheça o curso!
Comentários estão fechados.