Mais do que nunca, o ambiente construído desempenha um importante papel no comportamento do consumidor na arquitetura comercial. As nossas escolhas, perceções e até emoções influenciam o nosso desejo de voltar ou ficar longe de determinado lugar, incluindo espaços comerciais. Por isso, é tão importante entender a importância da composição de cores e materiais, na conceção do seu espaço comercial. Descubra tudo, nesse artigo!
O projeto comercial e o advento da sensorialidade
Cores e materiais não são apenas elementos de design, mas também de sensorialidade. Eles têm um forte impacto no consumidor, provocando diferentes sensações e/ou emoções. A importância da cor é de tal forma significativa que um recente estudo da Universidade de Winnipeg, no Canadá, estimou que 90% das compras são feitas simplesmente porque a cor da embalagem, do logo ou do produto é apelativa para o consumidor.
A realidade é que o advento do marketing sensorial veio mudar as regras do jogo no campo da arquitetura comercial. Na última década, o sistema de preferências do consumidor moderno tornou-se mais complexo, sofrendo importantes alterações.
Hoje, a sua atenção está cada vez mais voltada para a componente intangível da demanda: o desejo. Como resultado, as empresas têm de encontrar novas formas de atender às preferências dos consumidores, de forma integral e dinâmica.
Uma vez que o foco deixou de estar apenas na combinação de produto, local, preço e qualidade, o projeto comercial deve girar em torno da construção de uma experiência de consumo multissensorial e envolvente. Uma abordagem que busca promover interações oportunas através da organização do espaço e da projeção de soluções centradas nas necessidades dos consumidores. Afinal, não é por acaso que as maiores cadeias de fast food do mundo, como KFC ou Subway, estão investindo quantias surpreendentes em serviços de consultoria, se focando na remodelação dos seus espaços comerciais.
Como explorar a componente experiencial do projeto comercial?
Dada a natureza holística da experiência do consumidor, o projeto comercial precisa se centrar na qualidade de todos os pontos de contato com o cliente. Isto é, mais do que simplesmente construir a fundação para a promoção de produtos e serviços, o projeto comercial precisa valorizar a oferta através do enriquecimento da componente experiencial. Como tal, um bom projeto comercial deve dar vida à identidade da marca, prestando máxima atenção a cada detalhe, desde a definição das cores à seleção dos materiais.
Assim, o espaço deve ser enriquecido com elementos capazes de realçar os produtos, provocando uma resposta emocional a eles. Entre os casos de maior sucesso neste campo, estão marcas como a Nike e a sua Niketown. A multinacional norte-americana foi pioneira na promoção de uma ligação emocional com os seus clientes, através do seu projeto comercial. Este ambiente, projetado pela equipa de designers da empresa britânica BDP, dá uma nova vida aos produtos comercializados pela marca, ao reutilizar ténis na sua decoração. Aqui, salpicos de cores quentes foram utilizadas no sentido de transmitir uma sensação de vivacidade e movimento, indo ao encontro do core da empresa e ao seu perfil do seu cliente. Manifestações de criatividade que tornam a esta loja londrina um espaço inesquecível, onde os clientes sempre querem voltar.
Não subestime a importância dos materiais!
No projeto comercial, a impressão física deixada pelo espaço, parte sempre de uma seleção cuidada dos materiais. Com o material certo, é possível induzir o cliente a uma decisão de compra mais rápida e assertiva. Isso acontece porque a sensação tátil causada pelos materiais liberta no cérebro oxitocina. Um hormônio responsável pela regulação emocional e pela disseminação de sentimentos de bem-estar e alegria.
Um exemplo de excelência no que respeita a seleção de materiais é a nova loja da Fendi, em Sydney, na Austrália. O interior desde espaço foi cuidadosamente concebido para excitar, se tratando de um cenário quase teatral. Aqui, mobiliário vintage, poltronas de veludo, tapetes felpudos e superfícies de mármore foram utilizados para oferecer aos clientes uma sensação de requinte e exclusividade. Uma combinação de materiais que proporciona uma experiência envolvente, agradável e – sobretudo – memorável.
Aprofunde seus conhecimentos de design comercial!
Conheça o curso Puro Comercial e aprofunde os seus conhecimentos e se destacar da concorrência. Enriqueça o seu portfolio com as técnicas mais avançadas de design comercial se inscrevendo num curso 100% on-line, concebido a pensar em si! Um programa flexível e adaptável que lhe dará acesso a um conjunto de sessões educacionais e aulas práticas, onde poderá expandir os seus conhecimentos da profissão de arquiteto e/ou designer. Aprenderá todos os comandos, procedimentos e alguns truques do ofício para se especializar em design comercial e ter sucesso neste setor. Conheça o curso!
Comentários estão fechados.